Acácio Garcia - Capacitação Pessoal e Empresarial
Lapidando Talentos
Acácio Garcia
Estou na Prova Oral! E agora?
Concursos Jurídicos
Caro Candidato (a),
Tudo bem?
Que ótimo! Você está na Oral!
Você acabou de ler a lista de aprovados nas provas escritas ao seu concurso jurídico e ficou nas nuvens de tanta felicidade.
Chegou a gritar de euforia? – Passei! Estou na ORAL!
Se não gritou, pelo menos algo de muito bom adocicou o seu EGO, não é verdade?
Isso chama-se ENDORFINA.
A Endorfina é o hormônio da alegria, da saúde, do prazer, e da felicidade.
Você, candidato que passou nas diversas provas escritas já é um vitorioso só por ter chegado aos finalistas da Prova Oral. Quantos gostariam de estar em seu lugar.
Lembre-se que você já é um vencedor.
Diga mentalmente: “A minha Prova Oral será a melhor de todas!” – “Ninguém melhor do que eu, para valorizar esse momento ímpar de estar nessa prova e dar um SHOW de humildade, naturalidade, oratória, calma, equilíbrio emocional e muito conhecimento jurídico”.
Como é normal, logo após a essa euforia, uma preocupação e o medo da Prova Oral incomodam a sua mente, informando que o certame ainda não acabou e que de nada valeu essa maratona de meses ou de anos estudando, se você vier a morrer na praia, sendo reprovado na última etapa desse concurso.
Isso, chama-se ADRENALINA.
O mau-humor e a adrenalina são dois fatores inseparáveis que atrapalham e incomodam psicologicamente àqueles dias que antecedem a Oral, prejudicando o sucesso na sua aprovação.
Muito ânimo e muito entusiasmo.
Entusiasmo é uma palavra de origem grega que significa: Deus dentro de si. Não permita que pensamentos negativos e desânimos atrapalhem o desfecho desse lindo combate.
Seja super motivado! Dê motivo à ação! Estude! Acredite em você e nas técnicas!
Contamos com mais de 25 anos de experiência de treinamentos com os candidatos às diversas Provas Orais aos concursos jurídicos.
O nível de aprovação dos concurseiros que passaram por nosso treinamento atinge mais de 95%, indicando que estamos no caminho certo das técnicas repassadas.
Portanto, candidato, parabéns! E vamos à luta!
Nesse Curso Preparatório à Oral, vamos abordar o famoso tripé do equilíbrio emocional, da oratória e do conhecimento jurídico.
Você irá conhecer as melhores dicas para obter a calma, tranqüilidade e equilíbrio emocional naqueles momentos que antecedem a prova oral, bem como agir quando o nervosismo, vermelhidão, branco, taquicardia acontecerem diante de um pergunta que você não saiba responder ou que nunca tenha escutado anteriormente. Aprenderá também, como se comportar face às hostilidades por membros da Banca ou perguntas conduzidas para a resposta inadequadas.
Abordaremos com ênfase a importância da boa comunicação, oratória, gestos e postura adequados durante toda a apresentação oral, desde a sala de espera (INFERNINHO) até o salão nobre do órgão examinador. Além disso, vamos comentar sobre a prova de entrevista e sobre a prova de tribuna, para os candidatos ao ministério Público.
Procuraremos responder a todas as dúvidas mais solicitadas por todo o mundo concursista, tais como: as respostas devem ser curtas ou longas? – O que fazer se der o BRANCO? – Devo citar exemplos ao invés de conceitos? – Como devo proceder se já na primeira pergunta, eu não souber a resposta? – E, se eu me lembrar da resposta posteriormente, posso pedir licença ao examinador para respondê-la? – posso beber água durante a prova? – onde coloco as mãos? – posso gesticular? – qual será o meu semblante? Posso olhar para cima para recordar da resposta? – A que altura devo ajustar o microfone? – E se o examinador que me fez a pergunta, se levantar ou conversar com o examinador do lado, paro de falar? Olho para onde? – Como faço para melhorar a minha dicção, voz e a respiração pelo diafragma? – Posso cumprimentar os membros da Banca no início, elogiá-los, ou agradecer no final?
Em outras palavras, você irá para a oral com inúmeras ferramentas úteis que ajudarão a superar o nervosismo, a ansiedade, e as atrapalhadas corriqueiras de quem não está preparado psicologicamente para um certame de tamanha importância para sua vida profissional.
Lembre-se candidato! – A Prova Oral não examina somente o seu conhecimento jurídico, mas também o comportamento em lidar com situações sob pressão e o temperamento do futuro profissional do cargo público nos questionamentos do seu dia-a-dia.
Nós iremos a qualquer Estado da Federação para deixá-lo apto à ORAL.
Organize turmas de no máximo 10 (dez) candidatos.
E dê um SHOW na sua PROVA ORAL.
Boa Sorte!
Acácio Garcia