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Influenciar as pessoas na comunicação é uma arte!

O mundo corporativo de hoje valoriza as pessoas que sabem influenciar pessoas.

palestrante falando para muitas pessoas

Influenciar pessoas pela comunicação é uma arte que pode ser praticada. Nós vivemos na era da comunicação total em todos os níveis de relacionamentos pessoais, interpessoais, empresariais, numa grande interatividade comportamental. A comunicação é a mais bela de todas as artes, além de ser uma necessidade para a sobrevivência do ser humano em todos os sentidos. O poder influenciador de prender a atenção dos ouvintes e convencê-los durante toda uma fala, compõe-se de três etapas no sucesso na comunicação:

  1. A Palavra;

  2. O Tom da voz;

  3. O Sinestésico.

A palavra representa 7%, o tom da voz, 38% e o sinestésico 55% da comunicação; e o conjunto dos três componentes forma a comunicação total, capaz de construir um relacionamento de confiança e de lealdade no conteúdo que você está transmitindo, mantendo as mentes dos ouvintes ligadas durante toda a apresentação e gratas por sua contribuição ao transmitir um conhecimento de forma clara e objetiva, com credibilidade.


Quando assistimos a uma ótima peça teatral, ficamos encantados durante toda a apresentação, não é verdade? Isto ocorre em razão de os atores utilizarem seus talentos e recursos de expressão corporal e vocal, colocando em prática os três componentes que prendem nossa atenção, atingindo assim o objetivo através do poder das argumentações e das emoções para motivar, persuadir, seduzir, gerar engajamento e convencer o público.


O poder da persuasão e da influência na comunicação, segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C), um dos fundadores da teoria da comunicação, apoia-se em três fatores numa fala: Ethos, Logos, e Páthos.


Influenciar as pessoas na comunicação e a Retórica


Na retórica, o ethos é um dos modos de persuasão ou componentes de um argumento, caracterizados por Aristóteles.

O ethos é a componente moral, o caráter ou autoridade do orador para influenciar o público. O logos (uso do raciocínio, da razão). Já o pathos (uso da emoção).


Saber como influenciar pessoas é uma habilidade importante nos dias de hoje. Trata-se de um processo psicológico no qual se pretende reforçar e criar crenças e ações nas pessoas que nos escutam, fazendo com que elas concordem com as ideias e pensamentos que estamos transmitindo. Para se falar com persuasão, além de dominar muito bem o tema é necessário trazer o público para “o seu lado do balcão”, ou seja, para a sua linha de raciocínio, de uma maneira clara e precisa.


Partindo-se do princípio de que na persuasão existem dois ou mais pontos de vista a serem debatidos, previna-se da desonestidade de defender uma tese com apelo emocional não apropriado ao tema, com o único fim de convencer o seu público. É aí que entra a ética, uma vez que, para persuadir um grupo de pessoas, você poderá valer-se de fatos, provas e evidências que às vezes não condizem com a realidade do conteúdo, o que poderá resultar no descrédito e na falta de confiança dos ouvintes. Antes de palestrar, pergunte a você mesmo: o que vou transmitir nessa minha fala é eticamente fundamentado? Vai ajudar a melhorar a vida dessas pessoas?


Aquilo que parece ser lógico para alguns, pode ser um absurdo para outros. Por essa razão, o seu sucesso na comunicação dependerá de sua habilidade na adaptação da sua mensagem às atitudes, crenças e valores dos ouvintes.


Uma verdadeira batalha..


Vale enfatizarmos que, na realidade, ocorre uma verdadeira batalha na mente do público no momento do processo persuasivo. A imaginação de suas mentes vaga de um lado para o outro desejando um apoio, para concordar ou discordar do que você afirma. Como sabemos, a imaginação é amiga inseparável do pensamento, e é nesse momento de comparações do orador que o público avalia os apelos emocionais, a linha de raciocínio, a elocução, os conteúdos probatórios da tese e, sobretudo, a credibilidade quanto ao resultado e se este irá contribuir para melhorar a sua vida em todos os sentidos.


A arte de influenciar as pessoas na comunicação pressupõe lidar com as emoções de outras pessoas; e quando falamos em emoção estamos nos referindo ao falar com o coração do público, conquistar seus pensamentos, sentimentos e a sua boa vontade.


Talvez você esteja se perguntando: essa habilidade em influenciar pessoas não se trata de um dom que já nasce com os grandes oradores? A resposta é negativa. Saber influenciar pessoas trata-se de um conjunto de técnicas que, bem estudadas e treinadas, estão ao alcance de todos que desejem expor suas ideias e opiniões, de modo a ajudar a si e aos ouvintes em seus relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais.


Para você, desejamos sucesso na comunicação!


Um abraço,

Acácio Garcia


#Oratoria #AcacioGarcia #Incluenciar

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