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Os recursos didáticos nas apresentações

Os recursos didáticos tecnológicos são apoios que auxiliam consideravelmente as apresentações, ampliando o entendimento dos ouvintes e rompendo com a monotonia de uma palestra, além de darem segurança ao apresentador.

palestrante falando para muitas pessoas

Quanto mais simples e natural for o uso dos recursos, melhor fica a apresentação e o entendimento por parte dos ouvintes.

Os recursos didáticos e tecnológicos jamais poderão substituir o que há de mais importante nas apresentações: o palestrante.


Os quadros e o flipchart são os mais comuns, usados para incorporar informações complementares durante a apresentação. Ao escrever, leia para facilitar a linha de raciocínio. Quando terminar, vire-se para o auditório e retome as rédeas da sua apresentação.


Ao explicar uma figura ou um desenho, espalhe a visão sobre toda a plateia para prender sua atenção. Evite ficar de costas para o público, falando para o quadro ou flipchart.

Se for utilizar recursos tecnológicos como microfones, data show, aparelho de DVD ou CD, teste-os antes para não se surpreender com falhas ou mau funcionamento que poderão atrapalhar seu entusiasmo na sua apresentação. O material de apoio é para ajudá-lo e não para atrapalhá-lo ou deixá-lo mais nervoso.


Esteja sempre preparado com um “Plano B”, caso ocorra algum problema. Por exemplo: o pen drive não foi identificado, a internet não conectou, a energia elétrica pode cair, o equipamento eletrônico pode dar pane etc..


Microfones

O microfone com fio é o mais usado, por sua simplicidade e custo. Ligue-o acionando o botão para cima e teste-o antes de falar, verificando se está ligado. Segure-o na posição quase horizontal, como se fosse um copo de água, a uma distância de cinco a dez centímetros da boca, dependendo da altura em que está sintonizada a caixa amplificadora. Evite distraidamente ficar alisando o fio do microfone durante a palestra, e tome as devidas precauções para não o enroscar nas pernas, produzindo uma cena cômica e passando um ar de palestrante despreparado.


Fale sempre olhando para o público, e não para o microfone.


Não gesticule com a mão que está segurando o microfone, pois o som da sua voz sairá quebrado e engraçado. Mude a mão que segura o microfone de vez em quando, sem os exageros de um malabarista.


O microfone sem fio é mais prático e permite a você se locomover por todo o auditório, se necessitar. É mais seguro no que tange aos choques elétricos e transmite um visual mais elegante ao público. Segure-o da mesma forma que segura o microfone com fio, ou seja, na horizontal e a uma distância de uns cinco a dez centímetros da boca. O microfone deverá acompanhar o movimento do queixo para a direita ou a esquerda, como se fizesse parte do seu corpo. Um detalhe todo especial é posicionar o microfone um pouco abaixo dos lábios, evitando tapá-los para valorizar a leitura labial, muito importante para a compreensão dos ouvintes.


O microfone auricular é segurado nas orelhas como se fosse uma tiara. Ele fica na frente lateral da boca e também deve ser ajustado a uns cinco centímetros dos lábios para evitar ruídos de sintonia e de reverberação.


O microfone de lapela é muito parecido com o auricular e é instalado na lapela de seu paletó ou de sua camisa, a uma distância que capte perfeitamente sua voz. Aconselhamos que você chegue sempre com antecedência ao evento e teste o microfone que usará.

Os microfones auricular e de lapela merecem cuidados especiais, tais como: ter pilhas ou baterias de reserva no caso de o microfone descarregar; e desligá-lo após a apresentação, retirá-lo e colocá-lo sobre a mesa de apoio. Se você se descuidar e sair com ele ligado, todo o auditório escutará tudo o que você disser e os ruídos que você fizer numa área de até cem metros da caixa amplificadora.


O microfone de haste flexível é muito simples: gire-o e curve-o próximo uns cinco centímetros de sua boca. Lembre-se: muito próximo, o microfone provocará oscilações.

Se você fala baixo, tente elevar o tom de sua voz falando mais alto, soltando as vogais com maior intensidade, ao invés de aumentar o volume da caixa amplificadora ao máximo, o que poderá ocasionar microfonia.


Quando for usar os recursos didáticos em suas apresentações, chegue com antecedência ao local do auditório para checar os seus funcionamentos. Essa situação ajudará a acalmá-lo enquanto aguarda o momento para iniciar a sua fala. Deixar para testá-los em cima da hora, poderá ocasionar nervosismo e transtornos indesejados, como desconhecimento para ligá-los ou pane nas pilhas, nas baterias ou no sistema elétrico.


Para você, desejamos sucesso na comunicação!


Um abraço,

Acácio Garcia


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